Projeto animAGU - Unidade I: Linguagem Jurídica Processual no Rito dos Juizados Especiais Federais

 

O “Projeto AnimAGU” é um projeto de capacitação inovador, que tem por objetivo explorar conteúdos jurídicos desde o nível básico até níveis mais avançados, de forma simples e divertida, por meio de cursos em EAD, Unidades, compostos por vídeos animados, material escrito e aulas explicativas. Os vídeos animados funcionam como a visão geral da matéria, ajudando na organização do conhecimento e na memorização. Por sua vez, o material escrito e as aulas detalham e aprofundam o conteúdo visto nos vídeos, de forma gradual.

 

 

PLANO DA UNIDADE I:

Linguagem Jurídica Processual no Rito dos Juizados Especiais Federais

 Objetivo 

Familiarizar o aluno à linguagem jurídica processual, nos aspectos essenciais para sua melhor compreensão sobre o funcionamento dos processos judiciais. Busca-se uma abordagem menos teórica, mais pragmática e consentânea com as necessidades do dia a dia das atividades da Advocacia Pública Federal. 

Justificativa

Não restam dúvidas de que a melhor forma de se aprender uma língua é utilizando-a. Quando se pensa na compreensão de um idioma estrangeiro, por exemplo, a experiência demonstra que nada é mais eficaz do que uma imersão em um país falante do idioma estudado. Uma abordagem puramente conceitual dos termos e expressões, sob essa óptica, não se mostra tão eficaz quanto a compreensão do sentido e da extensão das palavras em cada contexto de vida em que são realmente utilizadas.

A escolha do rito dos Juizados Especiais Federais, que é um procedimento regulado por lei especial, em vez do rito ordinário, pode parecer, em um primeiro momento, contra intuitiva. Essa opção, não ortodoxa, se deve à maior simplicidade do rito dos Juizados Especiais Federais, o que o torna mais propício a uma exposição introdutória dos termos básicos e dos primeiros passos para a compreensão da linguagem jurídica processual.  

Categoria

Jurídica - Direito Processual Civil

Público-alvo

Servidores e Estagiários da AGU. 

Carga Horária

08 h/a 

Estrutura

O presente material escrito é completar e segue a mesma lógica, começando a abordagem do mais básico e geral para o mais aprofundado e específico. No nível básico, são abordados os termos principais de forma dinâmica, refletindo o fluxo real de tramitação de um processo judicial no âmbito dos Juizados Especiais Federais (Módulo 1); no nível intermediário, há a exposição dos termos relevantes de forma mais conceitual (Módulo 2); por fim, no nível avançado, há um módulo mais voltado a alunos com formação jurídica, que aprofunda temas relevantes e utiliza, de forma mais fluente, a linguagem técnica apropriada de modo mais próximo daquele em que a mesma é aplicada no dia a dia dos tribunais (Módulo 3). 

Metodologia

O curso é realizado na metodologia de educação a distância, autoinstrucional.  

Conteúdo Programático

  •  Introdução
  • Módulo 1) Nível Básico - O “Quadro Geral”: para uma compreensão básica do funcionamento de um processo no rito dos juizados especiais federais e da linguagem respectiva.
  • Módulo 2) Nível Intermediário - Aprofundamento  Exposição Conceitual.
  • Módulo 3) Nível Avançado - Exposição de Conteúdo Avançado. 

Conteudista e Professor 

Procurador Federal Ismael Rolim Dreger 

Avaliação de Aprendizagem

Ao final do curso será aplicada uma Avaliação de Aprendizagem, composta de 20 questões de múltipla escolha, a nota mínima para aprovação igual ou superior a 7,0, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). 

Avaliação de Reação 

Ao final do curso será aplicada um questionário com o objetivo de identificar a percepção dos participantes em relação ao conteúdo, ao facilitador, à experiência de aprendizagem e sua relevância para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Certificação

A liberação do certificado de conclusão, ao final do curso, estará condicionada ao alcance da nota mínima para aprovação na Avaliação de Aprendizagem, bem como, preenchimento  da Avaliação de Reação. 

Equipe Responsável pelo Projeto

Planejameno Instrucional: Procurador Federal Ismael Rolim Dreger 

Planejamento Técnico: Escola da AGU da 4ª Região

Planejamento Didático-Pedagógico no EAD.AGU: Coordenação de Educação a Distância - COEAD/EAGU.  

Números de Vagas

Ilimitadas   

Data de Realização

18/06/2019 a 31/12/2019

Inscrição

Para se inscrever, clique AQUI